Identifique quais são os fatores que contribuem para o engajamento dos seus colaboradores e podem qualificar sua empresa como um bom lugar para trabalhar.
Saiba como a pesquisa de clima pode ajudar!
Medir o grau de satisfação através de uma pesquisa de clima organizacional é essencial.
A pandemia fez com que os negócios precisassem adaptar suas rotinas. O novo normal exigiu que as empresas efetuassem uma série de mudanças para que segurança, bem-estar e produtividade estivessem alinhados no ambiente de trabalho e garantissem qualidade de vida aos colaboradores.
Enquanto alguns negócios permanecerão em home office por tempo indeterminado, há também aquelas empresas que estão retomando a rotina presencial, seja através de rodízio ou de equipes reduzidas, onde uma parte trabalha à distância e a outra presencial.
Seja home office, redução de jornada, rodízio ou presencial, os novos cenários trouxeram novos desafios não só para gestores e para as empresas mas também para os próprios colaboradores, que tiveram que adaptar às suas rotinas a novas maneiras de trabalhar.
Com tantas mudanças, surgem novas preocupações. As metas e resultados continuam sendo o grande foco dos trabalhos em equipe mas é preciso que os profissionais de gestão de pessoas estejam especialmente atentos com as pessoas nesse momento.
Promover uma experiência de trabalho produtiva e positiva para as equipes é essencial para manter a produtividade e a motivação das equipes.
Sabemos que profissionais insatisfeitos com os seus ambientes de trabalho tendem a ter a produtividade e a qualidade das entregas comprometidas, por isso, é muito importante que a área de recursos humanos desenvolva ações que identifiquem a satisfação dos colaboradores.
Os desafios da retomada para o RH
É muito importante que o RH se posicione sobre o assunto fazendo campanhas de comunicação interna sobre os cuidados com a saúde e higiene para os seus colaboradores e adote práticas rigorosas de higiene no ambiente de trabalho. Mas só isso não é suficiente.
As pesquisas de clima são fundamentais para captar informações relevantes sobre a satisfação dos colaboradores em relação às práticas de gestão adotadas, como por exemplo: home office, rodízio e outras soluções adotadas pela empresa.
Além disso, através do resultado da pesquisa também devem ser levantados os pontos de maior impacto para os colaboradores, ou seja, identificar qual o sentimento da equipe com as práticas e medidas escolhidas pela empresa.
É hora de ouvir as pessoas
As pesquisas de clima geralmente são aplicadas periodicamente para avaliar de tempos em tempos a percepção de diversos aspectos da empresa. O objetivo da pesquisa de clima é medir como um termômetro um assunto em determinado momento . As questões de múltipla escolha geralmente avaliam as empresas como um todo e a visão dos colaboradores em relação às suas áreas de trabalho também.
Podemos dizer que aplicar a pesquisa é como tirar uma foto daquele momento da empresa. Os resultados ajudam a visualizar o caminho, o que precisa ser corrigido na rota caso necessário e ver o que necessita ser melhorado.
No caso da realização da pesquisa nesse momento de retomada é interessante fazer perguntas que evidenciem a segurança, o bem-estar e o sentimento dos colaboradores em relação à nova rotina na empresa. Se estão confortáveis com o dia a dia de trabalho, em caso de home office, se existe alguma dificuldade no trabalho remoto e aos que estão trabalhando presencial, o que sugerem para que o ambiente se torne ainda mais seguro e confortável e se têm alguma sugestão, crítica ou elogio para fazer.
Esse é o momento de cuidar dos seus colaboradores e ouvi-los vai fortalecer o relacionamento da sua empresa com as equipes. A cultura organizacional também se faz muito importante. É essencial que os líderes sejam exemplos e transmitam segurança para os seus times. Os líderes devem reforçar a importância do uso da máscara e passar orientações, sempre que necessário. A liderança é o agente transformador nas organizações e precisa demonstrar confiança e respeito às suas pessoas.
Listamos a seguir algumas dicas que poderão auxilia-lo na realização da pesquisa de clima organizacional e obter informações para entender o atual cenário da empresa e consequentemente propor melhorias, inclusive durante o período do home office:
Garantir o Anonimato
Muitos colaboradores deixam de contribuir com as pesquisas de clima devido o medo da exposição ou repreensão por parte da liderança. Por isso, um dos principais requisitos para se ter uma pesquisa de clima com alta taxa de engajamento é garantir o anonimato. Através de ferramentas online é possível criar formulários de pesquisa
Fazer as perguntas certas
Esse item é muito importante para o sucesso da pesquisa de clima. O RH precisa rever constantemente as perguntas para que as respostas possam trazer de fato questões que precisam ser trabalhadas.
Estruturar as perguntas de acordo com a organização é muito importante, pois a pesquisa de clima precisa ser voltada para a realidade empresa. O ideal é que as perguntas sejam estruturadas no modo múltipla escolha, como por exemplo:
Apurar o resultado rapidamente
É essencial que além de realizar a pesquisa, a apuração do resultado seja feita o mais breve possível. Dessa forma, é possível identificar quais são os pontos levantados pelos colaboradores (positivos e negativos) e já iniciar o processo de criação das ações para atuar nesses indicadores.
Aqui podemos levantar também a importância na transparência dos resultados da pesquisa, mostrando aos envolvidos os resultados e quais ações serão implementadas para resolver.
Propor soluções de melhoria
Além de mapear os resultados da pesquisa, é necessário criar ações para melhorar os pontos negativos que foram evidenciados. Isso demonstra preocupação da empresa com as opiniões dos colaboradores e também garante a validade da pesquisa. Afinal, não adianta de nada realizar a pesquisa e não tomar providências com relação as respostas. Isso faz com que em uma próxima tentativa os colaboradores não queiram responder a pesquisa, já que não tiveram retorno.
Feedback para os líderes
Os líderes são peças fundamentais na construção de um clima bom no ambiente de trabalho. Eles são responsáveis pela Gestão das Pessoas e precisam ter
acesso as respostas da pesquisa para identificar situações que podem estar prejudicando o clima entre a equipe.
Há situações em que o colaborador reclama do próprio líder, nesse caso é fundamental que o RH atue para entender o contexto da situação e encontrar a melhor solução, sem expor o colaborador.
Além disso, a participação dos líderes é fundamental pois eles são responsáveis por engajar o time e acompanhar a participação dos liderados, garantindo que participem da pesquisa.
Apresentação dos resultados
Além de realizar a pesquisa, é imprescindível que a empresa apresente os resultados aos colaboradores que responderam e também qual foi o plano de ação desenvolvido para trabalhar os pontos mencionados.
Algumas vantagens para as empresas
Comunicação direta com os colaboradores
Ao aplicar a pesquisa na empresa, a organização demonstra interesse em ouvir a opinião dos colaboradores. Consequentemente, a equipe se sente valorizada. Isso aumenta o engajamento e a participação do funcionário na empresa. Afinal, a pesquisa é uma oportunidade do funcionário compartilhar a sua perspectiva sobre o local de
trabalho. Isso aumenta o grau de satisfação do colaborador com a empresa e além disso, garante que todos tenham a oportunidade de sugerir melhorias e mudanças que beneficiem a empresa como um todo.
Existem vários casos de organizações que acabam falindo justamente por não escutarem a percepção dos próprios funcionários sobre a empresa. A falta de diálogo entre os departamentos, ou até mesmo entre colaborador e chefe, pode ser fatal para o negócio. A pesquisa de clima organizacional permite uma garantia que toda a empresa tenha a oportunidade de manifestar o seu ponto de vista e contribuir com
possíveis melhorias na comunicação interna.
Prevenção de crises internas
A falta de comunicação não é a única barreira que deve ser superada em uma empresa. Um ambiente com várias opiniões diferentes sempre está sujeito a conflitos de relacionamento.
Com uma pesquisa de clima organizacional, o setor de gestão de pessoas pode identificar a satisfação dos funcionários com os colegas de trabalho, se há algum colaborador que está dificultando o bom relacionamento entre os funcionários e tomar ações preventivas para assegurar a harmonia do ambiente. Afinal, os bons resultados também dependem da boa relação dos funcionários.
Retenção de talentos
A grande rotatividade de colaboradores sempre é um sinal de que alguma coisa não está certa. E nessa troca constante de equipe, você pode acabar perdendo grandes talentos.
Mesmo com salários atraentes, ambientes tóxicos com muitos conflitos ou estresses afetam a saúde e o desenvolvimento profissional dos colaboradores, fazendo com que procurem por novas oportunidades.
Se a equipe está satisfeita com o ambiente de trabalho, dificilmente irá haver procura por outro emprego.
Feedbacks mais preciosos
Muitas organizações se preocupam com a imagem da empresa, investem em inovação e tecnologia e se esquecem da importância de manter o setor de recursos humanos atualizado, com métodos atuais.
Não adianta levar em consideração apenas números e índices de mercado e ignorar a saúde e satisfação dos empregados.
Ao realizar uma pesquisa de clima organizacional, a organização demonstra interesse pelos feedbacks internos. Esses feedbacks podem ser transformados em insights valiosos para melhorar a produtividade e o dia a dia entre os colaboradores.
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