Entenda o que é o eConsignado, o que muda para empregados e empresas. Descubra, com especialistas no assunto, como vai funcionar a transição na folha e eSocial.
Atualmente, para contratação de um empréstimo consignado, o RH assume o papel de intermediário entre o funcionário e uma instituição financeira. O eConsignado, anunciado pela CAIXA, assumirá essa função e tornará o processo mais ágil e menos burocrático.
O endividamento atinge 76,6% das famílias brasileiras (CNC), e o crédito consignado é um dos fatores que contribui para esse cenário. Isso faz do empréstimo consignado descontado em folha de pagamento um tema sensível para o RH. Sem falar na sua complexidade e burocracia. No entanto, o eConsignado promete revolucionar esse processo.
Mas afinal, o que é o eConsignado? Neste conteúdo, explicaremos o novo sistema, como funciona e os impactos para o trabalhador e as organizações. Boa leitura!
O que é o eConsignado?
O eConsignado é um novo sistema criado pelo governo brasileiro que visa facilitar a contratação de crédito consignado para trabalhadores do setor privado.
A principal mudança que ele traz é a automatização e digitalização desse processo, eliminando a necessidade de convênios específicos entre empresas e bancos, o que torna a contratação mais acessível e menos burocrática.
Por ser um tema novo, ele ainda traz mais dúvidas do que respostas. Mas uma pergunta bastante recorrente é: o crédito consignado tradicional vai deixar de existir?
Na verdade, não. O eConsignado é uma nova modalidade que vai transitar pelo eSocial. Por isso, a letra ‘e’ vem antes da palavra ‘consignado’. Interessante, não é mesmo?
Quem tem direito ao eConsignado privado?
O eConsignado privado é destinado a trabalhadores com carteira assinada, que têm seus salários descontados diretamente na folha de pagamento. Isso inclui profissionais do setor privado em geral, independentemente da área de atuação, exceto o trabalhador doméstico.
Diferente do consignado tradicional, que exige convênios entre empresas e bancos, o eConsignado permite que qualquer trabalhador formal tenha direito ao crédito, sem depender de acordos específicos entre o empregador e a instituição financeira.
Isso amplia o acesso ao crédito para uma maior parcela da população trabalhadora e facilita o processo para quem busca empréstimos com condições mais vantajosas.
Como o eConsignado vai funcionar?
O eConsignado vai funcionar por meio de um sistema digital que integra as informações dos trabalhadores formais com as instituições financeiras. Assim, permitirá a contratação de crédito consignado de forma 100% online. No próximo tópico, explicamos mais detalhes desse processo.
Como acessar o eConsignado?
Até o momento, o eConsignado ainda não foi regulamentado e colocado em produção. Por isso, algumas orientações podem sofrer mudanças futuramente. Confira as informações que foram disponibilizadas até o momento:
Acesso pelo empregado:
Os trabalhadores poderão acessar o eConsignado por meio da Carteira de Trabalho Digital. Nela, será possível visualizar:
Instituições financeiras diversas e as opções de crédito disponíveis
Taxas de juros e parcelas
Prazos para pagamento e quitação do empréstimo
Além de poder fazer simulações
Ao escolher uma opção, o colaborador será direcionado ao banco. A instituição fará todos os trâmites de negociação e fechamento do contrato. Em seguida, as informações do empréstimo consignado contratado ficarão disponíveis na CTPS Digital. Dessa forma, o colaborador terá total controle sobre o seu crédito consignado.
Acesso pela empregadora:
Já a empresa, poderá consultar as informações de empréstimo de seus colaboradores no site da Emprega Brasil. Mensalmente, a organização deverá baixar o arquivo de empréstimo para lançamento na folha e envio ao eSocial.
Com a automação de consignado para empresas, o RH também terá um controle mais eficiente dos empréstimos contratados pelos colaboradores.
Nesta etapa, pode surgir outra dúvida: a empresa é obrigada a aceitar o desconto do crédito consignado via folha de pagamento? Até o momento, a orientação é de que o aceite não é obrigatório.
Afinal, na data de contratação do empréstimo, o saldo da folha do colaborador pode ser positivo. No entanto, no mês seguinte, o saldo pode não ser suficiente, em virtude de outros descontos já previstos na folha de pagamento.
Nesse caso em que acontece a recusa pela empresa, a instituição financeira fará a devolutiva ao colaborador.
Como vai funcionar a integração com o FGTS Digital?
Outra dúvida que tem surgido é se o FGTS serve como garantia do empréstimo contratado. Na verdade, não. A plataforma do FGTS Digital só será usada para o recolhimento da guia do eConsignado pela empresa. Portanto, não tem envolvimento com o saldo do FGTS do colaborador.
Quais os benefícios do eConsignado?
Com a implementação do eConsignado, tanto as empresas quanto os trabalhadores terão benefícios claros:
Para as empresas:
Redução de custos administrativos com a automação do processo de consignado.
Maior eficiência operacional e segurança na gestão dos empréstimos.
Para os colaboradores:
Melhoria da experiência do colaborador com processos simplificados e digitais.
Acesso facilitado a créditos com condições mais atrativas.
Transparência e segurança em todo o processo de contratação de crédito.
Quer saber mais sobre o eConsignado?
Ao longo deste artigo, você viu como o eConsignado está trazendo uma verdadeira revolução na forma como o crédito consignado é gerido e oferecido pelas empresas. Ao integrar a tecnologia ao processo, ele proporciona eficiência operacional para os departamentos de RH e maior segurança e agilidade para os colaboradores.
Com a eliminação da burocracia e o aumento da transparência, o eConsignado é uma solução que melhora a experiência tanto dos funcionários quanto das organizações.
O futuro da gestão de crédito consignado aponta para mais automação e transparência, garantindo conformidade com as regulamentações legais e promovendo maior confiança no ambiente de trabalho.
Para saber como a solução da LABORTIME pode contribuir para a implementação deste processo via APP, entre em contato e fale com um especialista.
Kommentare