Feedback é o processo no qual uma pessoa dá orientações, sugestões ou elogios para outra pessoa, com o objetivo de aconselhar, desenvolver, orientar ou reconhecê-la. O feedback é também uma fonte de informação importante para os processos de avaliação por competências, planejamento da carreira, reconhecimento e/ou desligamento.
Colaborador | Gestor | RH |
Cada colaborador é responsável por registrar ou solicitar feedback a qualquer outro colaborador da organização. | Responsável por acompanhar os feedbacks recebidos pela equipe e usá-los como evidência durante a avaliação por competências, quando relacionados a alguma competência. | Responsável analisar a quantidade de feedbacks recebidos pelos colaboradores da organização. |
Saiba como a cultura do feedback pode impactar positivamente nos resultados de seus colaboradores.
Se é verdade que o capital humano é a chave do sucesso para qualquer empresa, também é verdade que priorizar o diálogo dentro das organizações e garantir a que colaboradores se sintam motivados para alcançar suas metas é essencial. Através da cultura do feedback, é possível otimizar o desempenho dos profissionais e também acompanhar de perto a evolução de cada um dos colaboradores.
Diante de um mercado cada vez mais competitivo, as atividades do dia a dia dentro de uma empresa estão cada vez mais exigentes. Assim, manter a motivação dos colaboradores é fundamental para garantir que os melhores resultados possíveis sejam atingidos. É aí que a cultura do feedback entra como uma forma de desenvolver profissionalmente os colaboradores através de críticas construtivas, baseadas em avaliações de desempenho.
Quer entender melhor como funciona esse exercício no gerenciamento dos seus negócios? Então, continue a leitura e descubra as vantagens que podem ser agregadas aos profissionais e à sua empresa com a cultura do feedback.
O que é a Cultura do Feedback?
A cultura do feedback na empresa nada mais é do que criar um ambiente aberto ao diálogo dentro da empresa, onde existe o hábito de conversar sobre como está a performance do colaborador, tanto em relação às suas entregas quanto ao comportamento, pontos de melhoria e pontos positivos.
Esta é uma forma de criar um ambiente saudável na empresa, onde os profissionais
têm abertura para falar sobre aquilo que vivenciam no ambiente de trabalho no dia a
dia e através do feedback podem evoluir o seu comportamento e entregas dentro da
empresa, ao mesmo tempo que contribuem para transformar o ambiente corporativo em um lugar cada vez melhor para trabalhar e consequentemente, mantenham-se
motivados para buscar os melhores resultados.
Quando o feedback é contínuo, ou seja, feito em um intervalo de tempo não muito longo, traz resultados ainda melhores. Assim, a equipe fica melhor estruturada. Além disso, é interessante também que os profissionais sejam estimulados a dar retorno. É uma boa maneira de os gestores assimilarem as dificuldades que a equipe encontra no dia a dia.
Vantagens do feedback: por que incorporar o método na sua
empresa?
Um líder que deseja motivar e desenvolver a sua equipe, mantendo-a sempre motivada, vai encontrar no feedback uma forma inteligente e muito eficiente de saber a percepção de cada um do ambiente de trabalho. Abaixo, listamos algumas vantagens dessa prática. Acompanhe!.
Equipes mais colaborativas
O feedback estimula a colaboração entre colegas de trabalho. Quando todos sabem que
estão sendo cuidados, sentem-se mais seguros e confiantes para cooperar com o trabalho do próximo. Também se sentem à vontade para opinar, dar ideias ou tirar dúvidas, mesmo em um projeto que já esteja em andamento. Os gestores também devem fazer parte dessa rede de colaboração.
Comunicação
Assim como estimula a colaboração, o feedback contínuo também impulsiona a
comunicação. Quando todos têm espaço para conversar abertamente, fofocas, ruídos e
desentendimentos são reduzidos ou eliminados. Também não há espaço para que
nenhum colaborador se sinta excluído ou perseguido. Diversos conflitos são
minimizados e a empresa só tem a ganhar.
Evolução dos colaboradores
Os funcionários se sentem apoiados quando têm seu trabalho avaliado. Claro que a
interpretação do feedback vai depender do nível de profissionalismo de cada um, mas, no geral, mesmo as críticas negativas devem ser colocadas de maneira a contribuir com o desenvolvimento do colaborador. Com isso, o trabalho progride e a empresa se torna mais eficiente.
amadurecimento pessoal também traz não sabe lidar com críticas ou correções também pode ser melhorada. É importante que todos enxerguem o feedback como uma forma de apoio ao trabalho e de orientação.
O amadurecimento pessoal também traz vantagens ao profissional. O retorno pode ser
uma maneira de o colaborador aprender a encarar outras dificuldades Inclua outra foto no final como sugestão de como servir.
Como implantar o feedback na empresa?
Implantar a cultura de feedback na empresa não é uma tarefa tão simples. Essa prática
deve ser pensada a longo prazo, já que seus resultados podem não ser imediatos.
É importante ressaltar que alguns profissionais poderão se sentir incomodados no início. Por isso, a cultura de feedback deve ser implantada seguindo algumas etapas. Veja a seguir o 5 passos ideais para implantar a cultura de feedback na empresa!
1. Crie um ambiente adequado
O primeiro passo para implantar a cultura de feedback na empresa é criar um ambiente adequado. Ou seja, o profissional precisa se sentir seguro e confortável para compreender que essa prática é positiva. Logo, conheça a sua equipe, observe os pontos fortes e pontos de melhoria, suas necessidades e anseios, o que os motiva no dia a dia, entre outras características. Dessa forma, fica mais fácil fazer uma abordagem assertiva e agradável.
2. Seja empático e construtivo
Os funcionários devem ser treinados para entender que as críticas são
construtivas. Por isso, seja empático ao expor algum ponto de melhoria e busque
sempre destacar algum ponto positivo antes de fazer uma crítica.
O profissional precisa se sentir valorizado e notar que as suas dificuldades são vistas como oportunidade de progresso pela companhia, e não como fraquezas.
3. Faça elogios
Os elogios são fundamentais para o bom andamento do feedback na empresa.
Afinal, os colaboradores são os principais responsáveis pelos sucessos que a
corporação já conquistou, logo, nada mais justo do que reconhecer suas qualidades antes de cobrar melhorias.
4. Faça do feedback uma prática constante
As avaliações e conversas devem ser regulares. Assim que os colaboradores entenderem como funciona a prática, já se sentirão mais motivados. Em todos os
feedbacks, metas devem ser definidas para que a prática faça parte do cotidiano da
empresa e não se torne um evento esporádico.
5. Esteja aberto para receber o feedback do profissional
Vale a pena ressaltar, que o feedback deve ser aplicado e recebido do colaborador. Ou seja, o profissional deve ter a sua oportunidade de falar sobre os pontos fortes e fracos que identifica na corporação.
Logo, saiba ouvir e considere, sinceramente, o que o funcionário tem a dizer. Dessa forma, a empresa pode aprimorar cada vez mais suas práticas. Afinal, o colaborador pode apontar questões que não estavam sendo observadas pelos gestores antes.
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